Rede Estadual de Ensino Paulista possui ampla política de Educação Especial.

A rede estadual paulista é pioneira na implantação de políticas públicas a fim de promover os apoios, recursos e serviços aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Dentre as Diretrizes da Política de Educação Especial está o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que visa o atendimento aos estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/ Superdotação nas escolas da rede estadual de ensino. Sob responsabilidade do Núcleo de Apoio Pedagógico (CAPE), que visa a criação de um sistema de apoio que assegura, o direito à matrícula em classes ou turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com condições de acesso e apoio à aprendizagem, bem a garantia dos Apoios, Recursos e Serviços como descritos abaixo:

Salas de Recursos

É o espaço multifuncional localizado nas escolas da rede pública estadual, equipado com mobiliários, equipamentos, materiais e recursos de acessibilidade, dedicado para o atendimento dos(as) estudantes. O atendimento em Salas de Recursos desenvolve-se de forma especializada em turmas por área: auditiva, física, intelectual, visual, TGD/TEA e altas habilidades/superdotação

Modalidade Itinerante

É o atendimento oferecido aos(às) estudantes em espaço físico não totalmente dedicado ao AEE, pois, em momentos diversos, é utilizado para outras atividades pedagógicas. Não obstante, esse atendimento também é realizado com equipamentos e recursos necessários para apoio ao(à) estudante em sua especificidade.

Atendimento Escolar Domiciliar

É o serviço ofertado, por tempo determinado por médico(a), aos(às) estudantes

que não podem frequentar as aulas nas unidades escolares em virtude de suas

condições de saúde, garantindo, assim, a continuidade do processo de ensino e

aprendizagem aos(às) discentes que se encontrem nessa situação. Conforme

Resolução SE nº 25, de 1º de abril de 2016.

Atendimento Escolar em Ambiente Hospitalar

É o serviço ofertado aos(às) estudantes que se encontram internados(as) em

ambiente hospitalar, garantindo, assim, a continuidade do processo de ensino e

aprendizagem. Conforme a Resolução SE nº 71, de 22 de dezembro de 2016.

Professor(a) Interlocutor(a) de Libras

É um(a) professor(a) que tem como atribuição viabilizar a comunicação dos(as) estudantes que possuem deficiência auditiva. Sua função é interpretar por meio da Libras as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, permitindo o acesso aos conteúdos curriculares.

Copyright © 2022 NPE Leste 2 by Anilton Junior

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora